Data: 07/10/2024

Um dos principais custos da operação

Em indústrias que possuem sistemas de refrigeração como túneis de congelamento, esse custo costuma ser alto, por isso, mantê-lo dentro dos padrões normais é ajuda a manter os custos dentro do esperado, colaborando com a saúde financeira da sua empresa.

Como identificar se o consumo de energia do seu túnel de congelamento está acima do normal?

Primeiro, você precisa de ferramentas para identificar se o consumo está anormal. O monitoramento contínuo é fundamental para isso.  Usar medidores de energia dedicados que podem rastrear o uso do sistema de congelamento pode ser interessante, pois ao comparar os dados coletados ao longo do tempo, é possível identificar aumentos súbitos ou tendências de crescimento no consumo de energia que podem indicar problemas.

Comparar o consumo de energia atual com indicadores de desempenho anteriores é outra forma eficaz de identificar se algo está errado. Se o consumo energético aumentar muito, mas a produção permanecer constante ou diminuir, este será um sinal claro de que a eficiência do túnel de congelamento pode estar comprometida.

Por exemplo, se o seu túnel de congelamento estiver consumindo 20% mais energia do que o habitual sem um aumento correspondente na produção, isso pode indicar problemas como isolamento térmico inadequado, falhas nos compressores ou vazamentos de refrigerante. Essas falhas ou manutenção inadequada podem levar a um aumento no consumo de energia. Componentes desgastados, como ventiladores, condensadores ou filtros, forçam o sistema a trabalhar mais para alcançar os mesmos resultados, elevando o consumo energético.

Contar com um contrato de manutenção, com inspeções, análises técnicas e manutenções preventivas regulares te ajudará a manter todos os componentes do túnel de congelamento funcionem corretamente.

A CMP tem todas as soluções e serviços para manter seu túnel de congelamento em perfeito funcionamento. Fale conosco!

Voltar
Compartilhe: